Nem Só de Espumante (e Leitão) Vive a Bairrada
Posted
Podemos sempre aprender mais um pouco sobre as regiões vitivinícolas portugueses enquanto provamos um vinho.
A Região escolhida foi a Bairrada, inserida na IGP Beira Atlântico, e o vinho escolhido foi o Ortigão Reserva 2014 produzido pela Quinta do Ortigão e com enologia de Osvaldo Amado. É sem dúvida uma excelente opção para conhecer a região sem nos cingirmos ao espumante.
Esta região goza de um clima temperado com uma fortíssima influência atlântica, com chuva abundante e temperaturas médias comedidas. Alia ao clima os solos argilo-calcários que também se fazem notar quando provamos os vinhos da Bairrada.
A Baga (casta tinta) é rainha nesta região apta à produção quer de vinhos tintos quer de espumantes. Durante muitos anos os vinhos tintos elaborados exclusivamente a partir da Baga caracterizavam-se por serem bastante estruturados, marcados pela acidez conferida pelas frutas silvestres, e por isso, com um elevado potencial de evolução/envelhecimento, quando jovens difíceis de agradar a todas as bocas.
Actualmente, as excelentes características da matéria-prima, aliadas às técnicas de viticultura e vinificação, permitem a produção de diferentes estilos de vinho, desde espumantes aromáticos a tintos macios e equilibrados.
O vinho escolhido é disso exemplo, blend de Touriga Nacional e Baga, é um tinto de cor granada, frutado, macio sem perder o corpo.